data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de São Gabriel (Divulgação)
Decreto foi assinado pelo prefeito Rossano Gonçalves ainda na segunda-feira
Entrou em vigor nesta terça-feira um novo decreto da prefeitura de São Gabriel que proíbe que os supermercados funcionem aos domingos. Agora, esses estabelecimentos podem abrir somente de segunda a sábado, entre 6h e 20h. A nova regra é uma medida da prefeitura para combater o avanço do coronavírus.
Por outro lado, o documento permite que os pequenos mercados ou mini-mercados, armazéns, padarias e açougues abram no domingo. Para isso, nesses locais, o atendimento deve ser feito pelos próprios proprietários ou familiares.
Leia mais notícias sobre São Gabriel
Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, hamburguerias e outros pontos de venda de alimentação preparada não possuem restrição quanto aos dias de funcionamento. Entretanto, a abertura está autorizada até as 22h e, após, só é possível realizar tele-entrega até meia-noite.
Bares e estabelecimentos similares, mesmo que vendam alimentos de forma secundária, devem fechar às 20h e podem seguir com tele-entrega até 22h. Bares não podem abrir aos domingos e feriados.
De acordo com o prefeito Rossano Gonçalves (PL), as ações visam diminuir a circulação de pessoas em via pública e, como consequência, diminuir o risco de contágio entre a população. Na semana passada, o Executivo havia publicado outro decreto, com determinações mais rígidas, adequando a cidade à bandeira laranja (risco médio), conforme o modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado.
CASOS
O município tem 108 casos confirmados da Covid-19, com quatro óbitos, sete pacientes internados no hospital e outros 55 em isolamento domiciliar.
*Colaborou Rafael Favero